Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

4° dia - De Santa Maria a Montevideo

Saí da casa de mamãezinha na manhã do 4° dia com destino a Montevideo, o objetivo final. Passaria por Livramento-Rivera no caminho. O começo da viagem, pelo pampa gaúcho, foi maravilhoso... Esse lugar tem cheiro... cheiro de campo. E só quem está andando de moto pode saber os cheiros que os lugares têm... Quem é gaúcho, com certeza conhece aquela música que diz "com o pampa na garupa, em qualquer lugar que eu ande..." E pode conferir nessas fotos abaixo a imensidão do pampa, com cheiro de macela, alecrim, maria-mole, cheiros que passeiam na sua frente, na frente das suas narinas, à medida que avança. Em nenhum outro local da viagem consegui passar por locais com cheiro tão marcante e gostoso...




Cheguei em Livramento, última cidade gaúcha antes do Uruguay. Aí, a primeira placa na estrada, já dentro da cidade, mostrando Montevideo...
Depois, a passagem no cambio pra trocar moeda. Troquei R$ 1100,00 por 11.550 pesos uruguayos... Tava bom o câmbio. Mas a gasolina no Uruguay é mais cara que aqui, por volta de 3,50 o litro, tabelada no país inteiro, não adianta ficar procurando preço e achando que aqui ou ali vai ser mais barato. Apesar de ser gasolina pura com 95 octanas, a Suzete não demonstrou nenhum tipo de diferença no comportamento: nem andou mais, nem gastou menos. Nao vi nenhuma diferença significativa, apenas o preço mais caro...
Fiz então a imigración, que consistiu em apresentar a carteira de identidade (nem adianta carteira de motorista, carteira do CRM, da OAB, escambau... RG ou passaporte, só...), e parti rumo à Ruta 05, que corta o país de norte a sul, indo cair direto dentro de Montevideo. Oito quilômetros pra frente, tem a tal de "Aduana", onde teoricamente iriam me solicitar a Carta Verde e o tal documento da Financeira me autorizando a sair com o veículo alienado pra fora do país. O funcionário só me perguntou: "Tienes la Carta Verde?" Eu falei que sim, e ele me mandou ir embora...
Na saída de Rivera, tem essa bandeirona do Uruguay pra dar uma emocionada no viajante que está ansioso por chegar no exterior...
As estradas no Uruguay, pelo menos a Ruta 05 e a Ruta 01, que peguei pra ir a Punta, são ótimas. Nenhum buraco, pouco trânsito (é até difícil ultrapassar alguém pela simples falta de quem ultrapassar), pedagiadas mas moto é isenta... Umas fotinhos da estrada...

 Aí, a primeira placa com menos de 100 km pro destino final: Montevideo...
Entrei em Montevideo por volta das 17 horas, nada de hora do rush... Se entre por essa Ruta pelo Porto, dá pra ver esse predião aí que a gente até pensa que tá chegando em Dubai...



Me fui por la Rambla, que é qualquer avenida, ruazinha, estrada ou caminho de gado que passe na frente de um rio ou de mar ou de lago ou de açude por lá.... Bueno, parei pra perguntar onde que ficava "el centro", e donde se quedavan los hoteles... E tirei foto.... E a Suzete, estropiada mas faceira que nem lambari de sanga, que aliás, no Uruguay, se escreve Zanja....
Llegando al centro de Montevideo, en la Plaza de la Independencia, con la estatua de Artigas...

 Después de dejar la moto e la bagage en el hotel Balmoral, me fué al bar tomar una Patrícia de litro...
 Mira en la mesa... Hasta el barman quizó sacar una foto conmigo...

Bueno, e después me fué a dormir...

Abraço a todos

"Minha moto tem o maior espaço interno de qualquer categoria: O mundo!!! E o arzinho pega no meu rosto a quase 150 km/h se estiver com calor!!!"


Um comentário: